Dez captações irregulares de água são encontradas no Rio Piauí; Semarh busca responsáveis
04/09/2025
(Foto: Reprodução) Secretaria do Meio Ambiente intensifica fiscalização no rio Piauí após retiradas irregulares.
Divulgação/Semarh-PI
Dez pontos de retirada irregular de água foram encontrados no Rio Piauí, na cidade de São João do Piauí, Sul do estado, entre julho e agosto de 2025. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), fiscais também encontraram poços tubulares abertos sem licença.
🔎 A outorga é o documento que autoriza o uso da água. Sem essa permissão, a retirada é ilegal e pode afetar o equilíbrio da bacia hidrográfica.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Conforme a Semarh, os pontos irregulares de retirada de água foram localizados após denúncias de prefeituras da região e estão sendo catalogados. O órgão busca identificar os responsáveis, para notificá-los e entender o uso e a quantidade de água retirada nessas captações.
“Em tempos de seca, cada litro de água precisa ser cuidado. Quando alguém retira sem autorização, prejudica a vazão do rio e compromete quem depende dele para sobreviver", afirmou Felipe Gomes, diretor de Recursos Hídricos da Semarh.
Na segunda-feira (1º), o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou que vai prorrogar o decreto de situação de emergência devido à seca em pelo menos 75 municípios do estado. Assista à reportagem:
Seca extrema no Piauí: Governo prorroga decreto de situação de emergência por 90 dias
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube