Nova unidade básica de saúde será construída em Palmas com R$ 6,1 milhões do governo federal
08/01/2025
Obra está dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Secretária Municipal de Saúde (Semus) informou que unidade será construída no Jardim Aureny II. Unidade de Saúde em Palmas
Semus Palmas/Divulgação
Uma Unidade Básica de Saúde (UBS) será construída com recursos federais na região sul de Palmas. Considerada de porte V, com mais recursos, o projeto será executado dentro do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e terá um um investimento de R$ 6,1 milhões.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde (Semus), a unidade será construída no Jardim Aureny II. O processo licitatório vai começar após a abertura do orçamento de 2025. Já a assinatura da ordem de serviço está prevista para o final do primeiro semestre deste ano.
Conforme o Ministério da Saúde (MS), a unidade vai contar com cinco equipes de Saúde da Família (eSF) e cinco equipes de Saúde Bucal (eSB). A capacidade será de 500 atendimentos mensais em uma área construída de cerca de 1.000 m², espaço maior do que unidades de portes menores.
Conforme o projeto, a unidade terá uma estrutura organizacional baseada em núcleos temáticos alinhados às diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e integrando as premissas de sustentabilidade.
LEIA TAMBÉM:
Prefeitura diz que vai contratar 1.230 candidatos do concurso da Educação que tiveram nomeação suspensa pela Justiça
Prefeitura cria quatro subprefeituras para regiões de Palmas; veja como vai funcionar
Cidade do Tocantins faz alerta contra picadas de escorpião; veja como se proteger
O secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, explicou que o projeto prevê equipamentos modernos, entre eles sistemas de reutilização da água e da iluminação.
“As hortas que estão incluídas e principalmente um espaço que seja bom tanto para o desenvolvimento das ações dos trabalhadores, quanto para um bom acolhimento das pessoas que são cuidadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa mais estrutura e um melhor atendimento e cuidado integral no SUS”, acrescentou.
A Unidade Básica deverá contar com os seguintes espaços para atendimento, conforme o projeto:
Núcleo de Acesso e Acolhimento, com uma área de espera com 72 lugares, incluindo dois assentos adaptados para pessoas com obesidade, espaço para cadeirantes e área lúdica para crianças;
Núcleo de Cuidado Integral e Assistência Farmacêutica, com 19 consultórios, sendo quatro ginecológicos, sete odontológicos, três interprofissionais e cinco para atendimento médico e de enfermagem, além de duas salas de medicação;
Núcleo de Práticas Coletivas, com sala ampliada para promoção de ações de saúde comunitária, fortalecimento da participação social e educação em saúde.
Núcleo Administrativo e de Trabalho em Equipe, com três salas de integração para reuniões, atividades de preceptoria e apoio à telessaúde; anfiteatro para eventos, seminários e educação permanente; e 'Sala de Simulação Realística, Ensino e Pesquisa', destinada à qualificação e treinamento profissional na atenção primária.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.