Snus: Vigilância Sanitária de MS diz que substância é apreendida pela primeira vez no país
08/01/2025
Conforme o órgão, produto é proibido no Brasil e foi encontrado após os Correios detectarem mercadoria. Vigilância Sanitária de MS diz que substância é apreendida pela primeira vez no país
Ingrid Rocha
A Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul apreendeu cerca de 2,2 mil sachês da substância Snus, um derivado da nicotina importado ilicitamente da Suécia. De acordo com o órgão, essa é a primeira vez que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é notificada sobre a apreensão do produto no Brasil.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Conforme o gerente de apoio aos municípios da Vigilância Sanitária, Matheus Moreira Pirolo, o Snus é altamente viciante por possuir alta carga de nicotina.
"Os efeitos desse produto à saúde são vários. Então, nós temos relatos de parada cardíaca durante a utilização desse produto, nós temos relatos de câncer de boca, faringe, esôfago, nós temos relato de gengivite, queda dos dentes, nós temos também relatos a longo prazo de depressão, ansiedade e outras doenças graves", explica Matheus.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), cada sachê do Snus contêm 6,5 mg de nicotina, o que representa 6,5 vezes mais do que a quantidade absorvida pelo corpo humano a partir da utilização de um cigarro comum (aproximadamente 1 mg de nicotina).
O gerente da Vigilância Sanitária informou que o produto foi identificado pelos Correios e que aguarda imagens para verificar quem é o remetente da mercadoria. "Nós instauramos um procedimento e, ao final desse procedimento, o possível infrator, uma vez identificado, vai ser multado em até R$ 30 mil e o relatório será encaminhado para os órgãos de segurança pública, Polícia Federal e Polícia Civil".
A Polícia Federal disse que está em contato com a Anvisa e vai investigar como a substância entrou no Brasil.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: